quarta-feira, 1 de outubro de 2014

#MeuCaldeirão: Os livros que me Inspiram


Eu tenho plena certeza de que todo escritor é, antes de tudo, um leitor.
E todo leitor tem aqueles livros pelos quais morre de amores, que o inspiram, com o qual se identifica e que não cansa de reler.
Fiz uma listinha de alguns (difícil escolha!) dos livros que eu considero que mais influenciaram a minha escrita, embora eu sempre diga que o meu estilo ainda não foi totalmente definido e que ainda falta muito chão para que eu possa ser chamada de escritora “profissional”.
Vamos a eles!


As Aventuras do Caça-Feitiço (Joseph Delaney)


Amo/Sou.
Essa, no momento, é a minha série favorita. A escrita de Delaney é MUITO envolvente. Sabe aquele livro gostosos que te deixa com os pelinhos da nuca em pé e morrendo de curiosidade a cada página? Aquele que não te deixa dormir, comer, fazer outra coisa a não ser devorá-lo? Então. J
Tem ação, aventura, suspense, criaturas das trevas e feiticeiras: ou seja, uma porção de elementos que eu ADORO encontrar em um livro.
A série completa tem 13 livros, sendo que o oitavo acabou de ser lançado aqui no Brasil.
Eu, até agora, li apenas até o sexto e estou completamente apaixonada por Tom Ward, Alice Deane, John Gregory e outros personagens inesquecíveis. Recomendadíssimo!

Orgulho e Preconceito (Jane Austen)


Jane Austen é bicha destuidora mesmo, viu?
Além de ter sido uma mulher muito a frente da sua época, foi uma escritora fabulosa.
Seus romances são cheios de ironias deliciosas e a gente se vê vivendo em outro século enquanto ela destila sinceridades sobre a sociedade britânica da época.
Orgulho e Preconceito é, na minha opinião (e na de muita gente), o melhor romance dela. A forma que ela descreve tanto as virtudes como as falhas do orgulhoso Sr. Darcy e da determinada Elizabeth Bennet me marcou muito como escritora. Seus personagens se tornam tão reais justamente por seus defeitos.
O filme também é ótimo e ao meu ver não deixa nada a desejar.


Entrevista com o Vampiro (Anne Rice)


Quando se trata de vampirismo, Anne Rice é Rainha.
Seus vampiros são tão sedutores e imortais, e ao mesmo tempo humanos. As reflexões do atormentado Louis de Pont DuLac em Entrevista com o Vampiro são intensas e filosóficas. E também tem o Lestat Bandidão. Quem não AMA o Lestat? Haha!
Outra adaptação cinematográfica que eu ADORO e recomendo.

Diários do Vampiro (L. J. Smith)


Triângulo amoroso, segredos do passado e surpresas. Muitas surpresas.
Foi assim que eu passei os últimos dois anos do meu Ensino Fundamental: lendo e relendo cada volume, numa ansiedade louca para comprar o próximo assim que terminava um.
Eu admirava a personalidade de Elena, a honra de Stefan e tinha meus momentos de amor e ódio por Damon.
Todos os livros são ótimos, embora eu tenha uma queda em especial pelos quatro primeiros volumes.
Ah, e nem adianta me perguntar sobre a série de TV.
Ela é MUITO diferente dos livros e eu não consigo chegar nem perto XD.

Histórias Extraordinárias (Edgar Allan Poe)


E o corvo disse: Nunca mais!
Poe, Poe, Poe...
Seus contos sombrios e sagazes me tornaram fã da literatura gótica, e o poema “o Corvo” é simplesmente o meu favorito. Desde que li “O Gato Preto” e “A Máscara da Morte Rubra” tiro o chapéu pra esse escritor fabuloso.
Fala sério, tem como não aplaudir de pé?

Harry Potter (J. K. Rowling)


Que admirador de Literatura Fantástica não é súdito da Rainha J. K. Rowling?
Uma mulher genial que criou a saga de bruxos mais famosa de todos os tempos não podia ficar fora dessa lista. Eu não sei nem o que dizer. Genial, genial, genial... Cada enigma, cada personagem, do início até o desfecho, são maravilhosamente inteligentes e surpreendentes. Mais do que isso: são mágicos.
Eu tenho muito orgulho de dizer que a minha pré-adolescência foi passada em Hogwarts, volume após volume. Always!

Bom, esses são alguns dos livros pelos quais eu sou louca de amores e que definitivamente me marcaram como escritora. E os preferidos de vocês? Deixem nos comentários ;)

Beijos!

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Oi, Vivi!

      Também curto muito os livros da Agatha, e entre as séries que você citou, algumas estão na minha "lista de espera" haha

      Engraçado como sempre tenho livros pra ler, mas mesmo assim estou sempre comprando/querendo comprar outros XD

      Adoro seus comentários,
      Abraços! :3

      Excluir
  2. Orgulho e Preconceito é perfeito <3
    Eu só li o primeiro livro de Diários do Vampiro, e adorei, apesar de não conseguir acreditar que o livro acaba daquele jeito (só porque eu não vou conseguir ler os próximos :( ).
    Mas o meu queridinho mesmo é Tristão e Isolda *---* Ele além de ser incrível, foi o primeiro livro que eu li, então eu tenho um carinho enorme por ele.
    Adorei a lista <3

    ResponderExcluir