segunda-feira, 22 de junho de 2015

#MeuCaldeirão: Livro "Por que ser Feliz quando se pode ser Normal?"

A frase-título chamou minha atenção na barraquinha de livros perto do mercado. Peguei o livro, e logo descobri que se tratava de uma autobiografia.
Nossa, desde que li Eu sou Malala e Garota, Interrompida eu sou fã de autobiografias. 
Principalmente quando se tratam de histórias de vida de mulheres.
Comprei o livro e não me arrependi.
Por Que Ser Feliz Quando Se Pode Ser Normal? são as memórias da escritora Jeanette Winterson, que compartilha de forma sincera e envolvente sua infância difícil, suas primeiras experiências amorosas, a repreensão por conta de sua homossexualidade e como teve sua vida transformada pelos livros.
A figura mais marcante que Jeanette nos apresenta é, sem dúvida, Constance Winterson - sua mãe adotiva. Uma fanática religiosa, autoritária e ríspida. Uma figura no mínimo excêntrica.
A autora revela aos leitores seus momentos de tristeza e felicidade, suas dúvidas e certezas, com uma simplicidade cativante, sem seguir a risca uma ordem cronológica.


“Nunca acreditei que os meus pais me amassem. Tentei amá-los, mas não deu certo. Custou-me muito tempo aprender a amar – tanto dar quanto receber amor. Tenho escrito sobre o amor de forma obsessiva, argumentativa, e reconheço/reconheci o amor como o valor mais elevado.
Eu amei Deus, é claro, quando criança, e Deus me amou. Aquilo foi importante. Eu amei os animais e a natureza. E a poesia. O problema eram as pessoas. Como é que se ama outra pessoa? Como é possível confiar em que outra pessoa o ame?
Eu não tinha a menor ideia.
Eu pensava que o amor era perda.
Por que a medida do amor é a perda?”

Os deixo então com mais uma dica literária. Caso se interessem, podem  procurá-lo na biblioteca ou livraria mais próxima. Também tem a opção de comprar pela internet (deixarei alguns links de sites confiáveis abaixo).
Até a próxima indicação, e espero que vocês sejam sempre mais felizes do que “normais”.
"Pessoas normais me assustam" - Arte de Kramcox
Informações Técnicas

Título: Por Que Ser Feliz Quando Se Pode Ser Normal?
Gênero: Autobiografia / Memórias
Editora Record, 256 Páginas.

Links para compras online:

2 comentários:

  1. Adorei essa indicação! Vou procurá-lo para comprar! Sabe como é, eu sempre gosto dos livros que você me indica, hahah,

    ResponderExcluir
  2. Que bom que você gostou, Carla! :3
    Acho que você vai gostar, sim :)

    ResponderExcluir