terça-feira, 28 de julho de 2015

#MeuCaldeirão: Livro "Contos Tradicionais do Brasil"

Apesar de amar lendas e folclore desde criança, eu não costumo ler muitos livros do gênero. Porém, depois de ter concluído meu curso de Contação de Histórias, comecei a pesquisar bastante sobre contos populares, pois é um gênero muito rico e, na minha opinião, um dos melhores tipos de história para se contar.
Eu já tinha ouvido falar de Câmara Cascudo, claro, mas ainda não conhecia sua obra. Peguei esse livro emprestado na biblioteca perto de casa e simplesmente me maravilhei com ele.

Cascudo reuniu causos, lendas e contos populares de todo o Brasil, divididos em contos de encantamento, de exemplo, de animais e outras categorias – todos com notas do autor sobre suas origens.
Contos Tradicionais do Brasil é uma verdadeira mistura de histórias fantasiosas, engraçadas e até mesmo bizarras do imaginário popular. Os textos são breves e despertam a imaginação.
Encontrei nesse livro, inclusive, o conto A Menina dos Brincos de Ouro, que a minha bisavó, que veio de Minas Gerais, me contava quando eu era pequena, e eu nunca havia visto esse conto escrito em lugar nenhum antes!
Os contos dos quais mais gostei (e pretendo estudar para contações futuras) foram A Princesa do Sono Sem Fim, O Veado de Plumas, O Papagaio Real, Couro de Piolho, A Moça e a Vela, O Afilhado do Diabo e O Compadre da Morte, porém esses são apenas uma pequena parcela do livro, porque são MUITAS histórias.
"Folclore Brasileiro" de Amanda Duarte
Recomendo a leitura para contadores de histórias, amantes do folclore nacional e qualquer um que se interesse pela obra de Câmara Cascudo. É realmente uma obra de riquíssimo material cultural, além de ser uma leitura leve e divertida.
Informações Técnicas

Título: Contos Tradicionais do Brasil
Gênero: Contos / Folclore Brasileiro
Editora Ediouro, 349 Páginas.

Links para compras online:

Nenhum comentário:

Postar um comentário