sábado, 3 de outubro de 2015

#MeuCaldeirão: Livro "Branca dos Mortos e Os Sete Zumbis"

A Contadora de Histórias aqui está se especializando em histórias de terror e fantasia para suas contações, e nada melhor do que livros de contos para descobrir narrativas novas.
Decidi comprar Branca dos Mortos e os Sete Zumbis – E outros contos macabros depois de ler várias críticas positivas sobre o mesmo. Além disso, é uma obra nacional, do escritor Fábio Yabu, e acho importante apoiar o trabalho de escritores brasileiros.
Imaginei que o livro fosse bom e que eu teria histórinhas arrepiantes inspiradas em contos de fadas pra dar uns calafrios e prender a atenção de crianças da quinta série.
Ledo engano. Não que o livro não seja super legal, mas acabei achando as histórias macabras e sangrentas demais para contar para crianças, pelo menos se incluídos os detalhes cabeludos.
    Então serão os adolescentes e adultos que eu irei deixar com os cabelinhos da nuca em pé quando tiver uma oportunidade de contá-las... Muahaha!

“Heróis, princesas, orcs e trolls não só existem de fato como fazem parte (ativamente, às vezes) de nossas vidas. São criaturas com as quais temos que lidar no dia a dia, na escola, na faculdade, no trabalho e até mesmo no aconchego do lar. Não satisfeitas, essas figurinhas bizarras ainda se escondem dentro de nós, afinal, todos temos nosso lado bruto, ogro, nossa faceta heroica, cavaleiresca – somos mentores e vilões em ocasiões diferentes e diante de pessoas distintas.”
Prefácio do livro por Eduardo Spohr.

São, ao todo, 12 Contos Macabros:
Uma das ilustrações de Michel Borges, que
recheiam o livro e dão mais um toque
sinistro aos contos
- Branca dos Mortos e os Sete Zumbis;
- João, Maria e os Outros;
- Os Três Lobinhos;
- A Vendedora de Fósforos e o Vingador;
- Cindehella e o Sapatinho Infernal;
- A Confissão;
- Bela Incorrupta;
- O Monstro;
- O Cemitério;
- Samarapunzel;
- O Fim de Quase Todas as Coisas;
- O Livro da Dor;

Todas as histórias são muito criativas, algumas frutos de misturas “loucas” que deram muito certo, como em Samarunzel. Não cheguei a sentir um real medo de nenhuma delas, mas os detalhes sanguinolentos e cruéis de algumas são de impressionar.
São contos independentes, porém há momentos em que as histórias se cruzam.
As minhas favoritas foram A Confissão, O Cemitério, Samarapunzel e O Livro da Dor.
E destaque e muitos aplausos para O Monstro, que faz expressa referência ao poema O Corvo, do querido Poe. Esse eu tive que ler pro meu namorado, porque considerei um texto excelente, que por si só já teria valido pelo livro todo, ao meu ver.
Então, se você gosta de histórias macabras, releituras de contos de fadas e muita criatividade, mergulhe na obra de Yabu. Se você tiver coragem...
Informações Técnicas

Título: Branca dos Mortos e os Sete Zumbis
Subtítulo: E outros contos macabros
Autor: Fábio Yabu
Gênero: Ficção/Contos/Terror
Editora Globo, 198 Páginas.

Links para compras online:

3 comentários:

  1. Ahhhhhhh *O* Estou curiosa! Só o nome desse livro já chama a atenção!! Quero ler *----* Pena que o dim dim nunca colabora, sempre que quero comprar algo ele foge pras colinas, hahahaha.

    ResponderExcluir
  2. Carla, é a lei da vida: a lista de livros pra comprar é sempre infinitamente maior do que a grana...
    E cada vez que você compra um livro, acrescenta mais três na lista, e ela nunca diminui O.o Haha

    ResponderExcluir