sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Tutorial: Como ser Gótico(a) Nível Poe

   Como o Halloween já é amanhã, não irão faltar pirigóticos para todos os gostos indo passear pelos cemitérios ou apenas pegando um filminho de terror básico no cinema, já que ser trevoso tá na moda.
Mas na data mais sombria do ano não vale fazer feio, então lhes apresento cinco dicas infalíveis pra ser um gótico de classe, no maior estilo do incomparável Edgar Allan Poe, e arrasar entre a comunidade dark.

1. Tenha um Gato Preto

Black Cat, Audrey Jeanne
Sim, além de ser um animal de estimação adorável, o gato preto se tornou um dos símbolos de Edgar Allan Poe por conta do conto que tem o animal como título. Se conseguir um gato com um olho só, melhor ainda.
Mas EM HIPÓTESE ALGUMA arranque o olho do bichinho. Maltratar animais é crime, e se você é leitor do Ed sabe que gatos pretos são capazes de se vingar de seus agressores.
Arrume um espacinho nesse seu coração negro e adote um gato. Pode até ser um de outra cor. Você vai ganhar um cúmplice discreto e misterioso para os seus rituais noturnos.
Batizá-lo de Plutão fica a seu critério.

2. Cerveja não, Amontillado sim
Vai sair pra beber no cemitério com seus amigos emo-góticos? Nem pense em aparecer com latinhas de cerveja! Além de ser uma bebida sem graça e nada gótica, costuma ter propagandas machistas e é bebida do senso comum, e gótico que é gótico foge do senso comum.
Um gótico bebe vinho (ou sangue), e um gótico de classe nível Poe bebe Amontillado, vinho finíssimo. Se conseguir arrumar um barril, então, parabéns, arrasou no crossover.
E na grana.

3. Pratique o “Nunca Mais”

É preciso praticar a sua capacidade de dizer “nunca mais”, e também de encontrar palavras que rimem com tal expressão, e assim gerar musicalidade nas suas falas e textos. Entendeu coisas tais? Devo enfatizar os plurais? O que você quer mais? Estamos falando do melhor poema dos tempos ancestrais. Tão sofrido que é cheio de “ais”.
Ah, e toda vez que você ver um corvo, grite “nunca mais”. As pessoas em volta podem te achar estranho, mas se você ligasse pra isso não seria gótico. E, afinal, você e eu sabemos muito bem que a ave citada vai entender perfeitamente a referência.

4. Guarda-Roupa Gótico
Além das roupas pretas, você pode cultivar um bigodinho de Hitler Chaplin para adotar um visual mais a là Poe.
Mas se bigode não combina com você, não tem problema. Edgar viveu no século XIX, então qualquer acessório ou vestimenta de aspecto sombrio que remeta àquela época pode ser usado.
Então em vez de uma gargantilha de elástico preto, que tal um colar com uma pedra escura? Pode ser de plástico. Afinal, Poe também não nadava em dinheiro: ele o bebia, como já vimos no item 2 dessa lista.

5. Humor Negro

Quem disse que gótico não pode ter senso de humor?
Edgar Allan Poe pode ter ficado conhecido como “mestre do terror”, mas o que os leitores assíduos do escritor já descobriram é que ele também sabe fazer humor na maior sutileza.
Então, para fechar esse tutorial, não se esqueçam do bom e velho humor negro para se fazer um gótico no nível Poe, porque a vida já está difícil demais para ser sério o tempo todo.
Vale sarcasmo, ironia, e, com toda a certeza, caixões e claustrofobia.

 Espero que todos tenham se divertido com esse tutorial, já que o objetivo dele é entreter e homenagear um dos maiores escritores de todos os tempos.
Mas se você quiser seguir as dicas a risca, tudo bem, também. O importante é ter livros do Poe no bolso, e tudo o que aprendemos com ele no coração (por mais trevoso que seu órgão cardíaco possa ser).

***
Edgar Allan Poe (1809-1849) foi um escritor americano e grande percursor da literatura gótica e do terror psicológico. Entre suas obras, as minhas preferidas são os contos O Gato Preto, O Coração Denunciador, A Máscara da Morte Rubra, O Barril de Amontillado, O Enterro Prematuro e o poema O Corvo.
Saiba Mais:

4 comentários:

  1. Não me considero gótica, mas tenho uma amiga que vive me chama do assim, hahahha, então tudk bem.
    Amei o tutorial, vou seguir, hahahahha.

    ResponderExcluir
  2. tenho um gato cinzento, estarei no bom caminho.

    ResponderExcluir