quarta-feira, 11 de novembro de 2015

#MeuCaldeirão: Livro "13 Contos de Medos e Arrepios"

“Não, não existem mais garotas inocentes.
Apaixonadas talvez sim, mas inocentes não.”

O título já diz tudo, então serei breve.
13 Contos de Medos e Arrepios é uma coletânea de contos de terror do escritor Almir Correia.
Cada conto vem acompanhado de um poema de Augusto dos Anjos, de quem eu particularmente não sou muito fã, mas acredito que esse detalhe foi decisivo para o Ministério da Educação adotar o livro em sua lista de doações para escolas do ensino médio.
É um livro para se perder em devaneios inspirados pela sensação mais primitiva de todas: o medo.


Os Contos:

- A Bota do Cemitério
- O Pescocinho
- O Caixão Fantástico
- A Noiva Suicida
- O Carro-Fantasma
- O Dedo Sangrento
- O Carrinho de Bebê Macabro
- O Estágio
- A Lanterna
- O Poço
- A Sonâmbula
- Duas Cidades
- O Sofá

Todos os textos são breves, mas ao mesmo tempo ricos em detalhes.
As ilustrações espantaculares de Alexandre Jubran contribuíram muito para o clima aterrorizante das histórias.
Alguns dos temas, embora um pouco desgastados, foram apresentados de forma inovadora e original pelo autor. A escrita de Almir Correia é envolvente, e eu particularmente gostei dos trechos com LETRAS MAIÚSCULAS para transmitir as sensações de espanto, surpresa, terror e incredulidade das personagens.
Além disso, o autor tem uma identidade brasileira em seu texto, algo em sua forma de descrever pessoas e cenários, ou até mesmo as próprias situações cotidianas, além dos nomes de personagens e cidades, que deixa o leitor nacional muito próximo da “realidade ficcional” da obra.
E o susto de cada página vale a pena.

“A morte tinha muita fome (...)
O terror tinha agora outros destinos.”

Os meus contos favoritos foram O Pescocinho, que narra o encontro de uma menina de catorze anos com um vampiro, e O Estágio, que me surpreendeu MUITO com o desfecho.
Também gostei de A Noiva Suicida e O Poço.
O acabamento gráfico do livro é outro ponto interessante, pois além das ilustrações macabras, várias páginas do livro são pretas, o que adiciona mais um ar sinistro aos textos.
Então se você curte se horrorizar um pouco, recomendo 13 Contos de Medos e Arrepios, já que, para os amantes das histórias de terror, um novo conto é sempre bem-vindo. Treze, então, nem se fala.
Informações Técnicas

Título: 13 Contos de Medos e Arrepios
Gênero: Ficção / Contos / Terror
Editora Noovha América, 87 Páginas.

Links para compras online:

Obs.: Esse livro é um pouco difícil de achar para comprar em lojas online. É mais provável encontrá-lo no acervo de bibliotecas públicas ou sebos.

Um comentário:

  1. *o* eu quero!!!
    Não sou mega fã de terror, mas tudo o que não envolve bonecas eu estou lendo. (não sei explicar meu medo de bonecas, mas tem a ver com um livro, hahaha) e a edição desse livro parece tão incrível!
    E eu tenho que escrever de novo: ESTOU MORRENDO DE SAUDADES DE DIÁRIO DE UMA BAD GIRL, MAS QUASE NÃO TENHO TEMPO DE LER ELA DE NOVO! Vida injusta. u.u

    ResponderExcluir