sexta-feira, 14 de outubro de 2016

#MeuCaldeirão: Especial Halloween - 5 Livros de Bruxas


Estamos em outubro, o mágico mês das bruxas e de outras criaturas místicas. Muito além das festas de Halloween americanas, o mês é marcado por rituais e crenças muito antigas.
Essa atmosfera mágica sempre me fascinou, desde a infância. Adoro assistir aos filmes de terror que passam na TV nessa época do ano, ler e escutar histórias de arrepiar os pelos da nuca e (não vou negar) amo ver as lojas de artigos para festas e fantasias decoradas com abóboras e morcegos.
Minha relação com a literatura não é diferente. O gótico, a fantasia e o terror são os meus gêneros literários favoritos. Por isso decidi não deixar esse mês passar em branco aqui no blog, e irei recomendar alguns livros que têm tudo haver com o Halloween, começando por cinco ótimos livros de bruxas. Afinal, outubro é nosso!

1. As Bruxas (Roald Dahl)

Embora seja literatura infanto-juvenil e não chegue a causar medo, As Bruxas, de Roald Dahl, já se tornou um clássico. Lembra daquele filme delicioso de assistir na Sessão da Tarde, aonde as bruxas eram carecas, feiosas, tinham pés quadrados e transformavam crianças em ratos? Isso mesmo, A Convenção das Bruxas foi inspirado nesse livro!
Sou suspeita para falar de Roal Dahl, pois sempre que leio um dos seus livros (A Fantástica Fábrica de Chocolate e Matilda também são dele) me sinto uma criança de novo. Com uma linguagem simples e ao mesmo tempo envolvente, o autor nos transporta para um mundo cheio de magia e nos apresenta uma verdadeira batalha entre o bem e o mal, sem deixar de lado o bom humor. Uma leitura muito agradável, perfeita para uma tarde chuvosa.

Título: As Bruxas
Autor: Roald Dahl
Gênero: Ficção / Infanto-juvenil
Editora Martins Fontes, 198 Páginas
Links para compras online:
Anjelica Huston "tirando a máscara" no filme "A Convenção das Bruxas" (1990)

2. Bruxa Madrinha – Maria Heloisa Penteado

Outro livro infanto-juvenil, mas de uma autora brasileira. Bruxa Madrinha conta a história de Donalualva, uma velha bruxa muito inteligente, mas que encontra algumas dificuldades em acertar seus feitiços devido a sua idade avançada. Quem acaba pagando o pato de suas trapalhadas são os seus três gatos pretos: Brinco, Bombom e Caju.
A história se complica ainda mais quando Donalualva resolve adotar Maria Francisca, uma menina geniosa e travessa, como sua afihada. Com gatos falantes, feitiços que dão errado e muita confusão, o livro é uma leitura leve e muito prazerosa.
Era um dos meus livros favoritos na infância, e não deixa de ser muito querido até hoje. A autora também escreveu outros livros muito especiais, como A Professora Jacinta Pernilonga. Maria Heloisa Penteado faleceu em 2014, mas deixou um legado belíssimo para a literatura infanto-juvenil brasileira.

Título: A Bruxa Madrinha
Gênero: Ficção / Infanto-juvenil
Editora Scipione, 18 Páginas
Link para compras online:


3. Círculo (Mats Strandberg e Sara B. Elfgren)

Quem gosta de uma boa história com elementos sobrenaturais, enigmas, muita tensão e um pouco de ação não pode deixar de ler Círculo, o primeiro volume da trilogia As Bruxas de Engelsfor, dos autores suecos Mats Strandberg e Sara Bergmark Elfgren.
A história se passa na cidade de Engelsfor, principalmente no colégio onde estudam as seis protagonistas: Minoo, Vanessa, Linnéa, Rebekca, Anna-Karin e Ida  - garotas que aparentemente não possuem nada em comum, mas acabam descobrindo uma força misteriosa que as une.
Eu simplesmente devorei esse livro. Ele é muito instigante do começo ao fim, e depois de começar é quase impossível parar de lê-lo. Espero ansiosamente que os outros volumes da trilogia (Fogo e A Chave) sejam logo publicados no Brasil.
Em 2015 o filme homônimo chegou aos cinemas. Eu ainda não tive a oportunidade de assisti-lo, mas li críticas positivas quanto à fidelidade da adaptação.

Título: Círculo
Gênero: Ficção / Sobrenatural / Suspense
Editora Intrínseca, 416 Páginas
Links para compras online:
Pôster do filme "Círculo" (2015)

4. O Herói e a Feiticeira (Lia Neiva)

Outro livro que envolve uma bruxa poderosa, dessa vez uma ilustre personagem da Mitologia Grega: a feiticeira Medeia - ambiciosa, apaixonada e até mesmo cruel. O romance escrito por Lia Neiva nos dá uma nova perspectiva sobre a história de amor, ódio e vingança entre Medeia e Jasão, tendo como plano de fundo o ciclo narrativo dos Argonautas.
Sem dúvida, um prato cheio para os amantes de mitologia, além de nos fazer questionar se o papel de “bruxa má” pode ser realmente atribuído à Medeia quando mudamos nossos ponto de vista.

Título: O Herói e a Feiticeira
Autora: Lia Neiva
Ilustrações: Renato Alarcão
Gênero: Romance / Aventura / Mitologia Grega
Editora Nova Fronteira, 254 Páginas
Links para compras online:

5. A Filha da Feiticeira (Paula Brackston)

Uma história que começa na Idade Média e viaja até os tempos atuais através dos diários e relatos de Elizabeth Hawksmith, uma bruxa de 384 anos. Com vários acontecimentos históricos, além de uma aventura emocionante e combates entre o bem e o mal, A Filha da Feiticeira me encantou principalmente por incluir elementos da Wicca e da Magia Natural dentro da narrativa ficcional.
Uma leitura agradável, capaz de nos transportar para épocas e lugares longínquos de uma forma que só a boa literatura é capaz.
Fiquei namorando esse livro por muito tempo antes de conseguir finalmente comprá-lo mas, sem dúvida, posso garantir que a espera valeu a pena e superou minhas expectativas. Ah, e a capa é uma das mais lindas que eu já vi.

Título: A Filha da Feiticeira
Gênero: Romance / Aventura
Editora Bertrand Brasil
443 Páginas
Links para compras online:


E você, tem algum livro de bruxa pra me recomendar? Deixe um comentário! E acompanhe a página do blog no Facebook e no Instagram para não perder as próximas resenhas que estou preparando especialmente para o Halloween :)
Ah, e se você quiser saber mais sobre os livros que eu li e recomendo, me adiciona lá no Skoob e confira outras indicações de livros clicando aqui. Até a próxima!

3 comentários:

  1. Eu amo o filme A Convenção das Bruxas! Assisto desde criança, haha. Não fazia ideia que tinha livro, me interessei! Círculo e A Filha da Feiticeira estão na minha lista há um tempo, os outros eu não conhecia. Amei as dicas! <3

    ResponderExcluir
  2. Quando puder lê-los, faça-o!
    Tenho certeza de que você vai amar todos, Carla!

    ResponderExcluir
  3. Enviamos um convite para o teu email :)

    ResponderExcluir